Câncer de Próstata
Devo ou não fazer exames anuais?
O câncer de próstata é o segundo câncer mais diagnosticado nos homens, com cerca de 1,3 milhão de diagnósticos em todo o mundo em 2018, representando 15% de todos os cânceres diagnosticados.
História familiar e antecedentes raciais / étnicos estão associados a um aumento da incidência desse tipo de câncer, sugerindo uma predisposição genética. Homens com um parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata tem um risco maior que a população em geral em desenvolver esse tipo de câncer.
Uma grande variedade de fatores exógenos e ambientais tem sido estudados para associa-los ao risco de desenvolver o câncer de próstata. Contudo, os estudos científicos ainda não conseguiram determinar com precisão quais seriam esses fatores. Sabe-se que há uma relação muito forte com ingestão de gorduras e com a obesidade.
O grande desafio é que, na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas e em 95% dos casos, quando eles aparecem, já estamos perante a uma doença em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta tardiamente. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Infelizmente, o câncer de próstata não pode ser prevenido, mas pode ser diagnosticado precocemente com uma chances de cura de mais de 90%. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.
A consulta com o médico compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deverá ser submetido a exames mais específicos com a ressonância magnética ou a biópsia de próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom.
Qual é a função da próstata?
A próstata é a glândula responsável pela produção de uma parte do líquido seminal, estando ligada à fertilidade masculina.
Qual a relação entre a próstata e a ereção?
Diretamente, nenhuma. A ereção do homem depende de outros fatores como dosagem da testosterona, circulação sanguínea satisfatória e funcionamento adequado do sistema nervoso.
Quanto tempo demora o exame de toque retal?
Cerca de 10 segundos são suficientes para que o médico busque
regiões irregulares na próstata.
O que é o exame PSA?
O PSA é uma glicoproteína (enzima) produzida exclusicamente pela próstata que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação. Quando o PSA está aumentado, existe a necessidade de uma investigação mais detalhada para as doenças da próstata, havendo chance de o paciente estar com câncer de próstata.
Agende uma consulta e tire suas dúvidas!
Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - 4º andar - sala 405
Tel:. (11) 2151-8709
Consultório Piracicaba
Rua São José, 1327 - Centro
Cel:. (19) 98146-5521 (whatsapp)