Fimose ou freio curto?
Fimose
A definição de fimose é a incapacidade ou dificuldade de exposição da glande ("cabeça do pênis"). Ao final do primeiro ano de vida, a retração do prepúcio atrás do sulco glandular é possível em aproximadamente 50% dos meninos; isso aumenta para aproximadamente 89% aos três anos de idade. A incidência de fimose é de 8% em crianças de seis a sete anos e em apenas 1% em homens de dezesseis a dezoito anos.
Existem dois tipos de fimose: a primária, sem sinais de cicatrizes, e a secundária (patológica) causado por cicatrizes decorrentes de traumas ou de infecções como a balanite xerótica obliterante (um tipo de infecção fúngica).
O diagnóstico de fimose e parafimose é feito por exame físico (ver Figura). Geralmente se identifica um prepúcio não retrátil, ou apenas parcialmente retrátil, desenhando uma espécie de anel constritivo ao redor do pênis e da glande. Além do prepúcio contraído, pode haver aderências entre a superfície interna do prepúcio e o epitélio glandular e/ou freio bálano-prepucial curto.
Tipos de fimose: dificuldade para expor a glande. Cirurgia para o tratamento da fimose.
O tratamento operatório da fimose em crianças e em adultos depende das preferências do paciente ou dos cuidadores e pode ser uma circuncisão plástica ou radical. Uma indicação absoluta para a circuncisão é a fimose secundária a balanopostite recorrente (infecções da glande) e infecções recorrentes do trato urinário (ITU). A circuncisão masculina reduz significativamente a colonização bacteriana da glande do pênis.
O tratamento conservador é uma opção para fimose em crianças. Uma pomada ou creme de corticóide (0,05-0,1%) pode ser administrada duas vezes ao dia durante um período de 4-8 semanas com uma taxa de sucesso de até 80%. Contudo, em adultos, esse tratamento não é indicado, devendo dar preferência ao procedimento cirúrgico.
Freio Curto
O freio bálano-prepucial é uma faixa cutâneo-mucosa longitudinal situada na região ventral ("parte de baixo") e distal do pênis (ver Figura). Quando é curto, pode causar curvatura ventral da glande, que se acentua durante o ato sexual, em especial no momento da penetração. Além de desconforto, podem ocorrer lacerações parciais ou mesmo completa; além de sangramento importante.
Pode causar dor ou desconforto durante as relações.
O freio curto é corrigido por frenulectomia ou pelo o que chamamos de plástica do freio bálano-prepucial. É uma cirurgia relativamente simples que pode ser realizada com anestesia local. Contudo, é importante ser realizado por profissional experiente para que o aspecto final da cirurgia fique esteticamente agradável.
Agende uma consulta e tire suas dúvidas!
Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - 4º andar - sala 405
Tel:. (11) 2151-8709
Consultório Piracicaba
Rua São José, 1327 - Centro
Cel:. (19) 98146-5521 (whatsapp)