Hidrocele  
"Água na bolsa escrotal"

Definição 

Hidrocele é uma coleção de liquido que se forma entre as camadas da túnica vaginal (estrutura anatômica) que envolve os testículos e os cordões espermáticos resultando em um aumento de tamanho uni ou bilateral do escroto.  O volume varia desde coleções pequenas até grandes coleções e pode ou não estar associada a outros doenças. 

Porque a hidrocele se forma? 

As hidroceles ocorrem em aproximadamente 1% dos homens adultos e geralmente desaparecem espontaneamente nos primeiros 6 meses.

 

Normalmente, surge a partir de condições inflamatórias das estruturas do escroto como: epididimite, torção, torção apendicular e traumas dos genitais.

 

O diagnóstico diferencial, faz-se a partir de processo que leva ao aumento de volume do escroto, como: hematocele (coleção de sangue no escroto), orquite (inflamação do testículo), epididimite (inflamação do epidídimo), hérnia ou tumores, que pode ser identificado no exame físico somado a um ultrassom.

 

A maioria das hidroceles não necessitam de tratamento por serem assintomáticas. A conduta cirúrgica está indicada apenas em pacientes com dor, sensação de aumento de pressão local ou quando a integridade da pele escrotal é comprometida por irritação crônica.

 

O procedimento cirúrgico mais comum é a excisão do saco de hidrocele e inversão da túnica vaginal, por via escrotal. A aspiração simples geralmente não é bem-sucedida devido à rápida recomposição de líquidos, bem como risco de infecções e inflamações crônicas, que pode dificultar um futuro tratamento cirúrgico.

 

Quais os cuidados após o procedimento?

 

A recuperação cirúrgica é relativamente rápida e com poucos sintomas. A recuperação total é esperada com 30 dias de cirurgia. Contudo, antes disso, o paciente já consegue voltar a suas atividades habituais como o trabalho. 

Agende uma consulta e tire suas dúvidas!

Hospital Israelita Albert Einstein

Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - 4º andar - sala 405

Tel:. (11) 2151-8709

Consultório Piracicaba

Rua São José, 1327 - Centro

Cel:. (19) 98146-5521 (whatsapp) 

hidrocele-2_edited.jpg
images (1).jpeg