O que é uma hérnia?
Tipo de hérnias:
É chamada de hérnia a saliência de uma víscera ou órgão através de uma abertura na parede abdominal. Ela pode ocorrer em diversas áreas como, por exemplo, no umbigo (hérnica umbilical) e na região inguinal (hérnica inguinal).
1. Hérnia umbilical (da região da cicatriz umbilical);
2. Hérnia epigástrica (problemas na junção da musculatura na região central do abdômen);
3. Hérnia incisional (região que passou por um procedimento cirúrgico prévio);
4. Hérnia inguinal (região inguinal);
5. Hérnia femoral (porção inferior da virilha).
Qual é o tipo de hérnia mais comum?
A hérnia inguinal, dentre todos os outros tipos de hérnias, é a mais comum. É uma doença comum que afeta cerca de 3% das pessoas. Pode surgir em qualquer indivíduo, mas alguns têm um risco maior de acordo com:
-
Idade: a doença é mais frequente nos extremos da vida, ou seja, em recém-nascidos ou idosos. Nos bebês, pode surgir devido a um defeito congênito e nos mais velhos por um enfraquecimento dos tecidos da parede abdominal;
-
Homens: a hérnia inguinal é mais comum em pessoas do sexo masculino do que no feminino;
-
Doenças associadas: é mais frequente em pessoas com doenças como, por exemplo, constipação intestinal e tabagismo. Isso porque, geralmente, esses problemas aumentam a pressão dentro do abdômen e facilitam a ocorrência de hérnia.
Quais são os sintomas?
Hérnia Inguinal.
O principal sinal da presença de hérnia inguinal é que os pacientes conseguem observar uma saliência na região. Ela fica abaixo da pele, mas se torna evidente quando o indivíduo tosse, levanta peso ou faz força. Além disso, muitos ainda sentem desconforto ou dor, que pode ser fraca ou mais intensa.
A hérnia tende a aumentar de tamanho com o tempo e, depois de alguns meses ou anos, pode ficar tão grande a ponto de alcançar a bolsa escrotal.
A complicação mais temida entre os pacientes é o estrangulamento. Isso pode ocorrer quando o intestino fica preso dentro da hérnia, incapaz de entrar no abdômen. Por isso, se não tratado com urgência, o órgão pode gangrenar (morrer).
Qual o tratamento?
No tratamento de hérnia inguinal, utilizar fundas ou suspensórios de bolsa escrotal não é efetivo e deve ser evitado. Isso porque, além de não resolver o problema, pode retardar a melhora do quadro.
De fato, a única forma efetiva de tratamento contra a hérnia inguinal é uma cirurgia chamada de herniorrafia. É considerada simples, desde que o paciente não apresente complicações. Existem duas maneiras de realizar a operação: por incisão ou videocirurgia. O ideal é a colocação de uma tela de polipropileno durante a cirurgia para reconstrução da parede abdominal. O cirurgião irá ajudar a escolher a melhor alternativa, considerando a idade do indivíduo, doenças associadas e sua preferência.
Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - CBCD
Tela de polipropileno
Cirurgia Videolaparoscópica
Agende uma consulta e tire suas dúvidas!
Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - 4º andar - sala 405
Tel:. (11) 2151-8709
Consultório Piracicaba
Rua São José, 1327 - Centro
Cel:. (19) 98146-5521 (whatsapp)