O que a varicocele?

"Varizes do testículo":

        A varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares ("varizes do testículo). Está presente em quase 15% da população masculina normal, em 25% dos homens com análise anormal do sêmen e em 35-40% dos homens com infertilidade. A incidência de varicocele entre homens com infertilidade primária é estimada em 35-44%, enquanto a incidência em homens com infertilidade secundária é de 45-81%. 

        O motivo exato entre fertilidade masculina reduzida e varicocele é desconhecida. Sabe-se que o aumento da temperatura escrotal, a hipóxia e o refluxo de metabólitos tóxicos podem causar disfunção testicular e infertilidade devido ao aumento dos danos na no DNA do espermatozoide. 

     Atualmente, o diagnóstico da varicocele ainda se baseia principalmente no exame físico; no entanto, a ultrassonografia Doppler colorido escrotal é muito útil na avaliação do refluxo e diamater venoso, quando a palpação não é confiável e/ou na detecção de recorrência / persistência após a cirurgia. Além disso, evidências definitivas de refluxo e diâmetro venoso podem ser utilizadas no processo de decisão do tratamento.

         A varicocele é uma anormalidade genital comum, que pode estar provocar doenças como:

  • infertilidade masculina;

  • falha do crescimento e desenvolvimento testicular;

  • sintomas de dor e desconforto;

  • hipogonadismo (diminuição da concentração de hormônios masculinos).

Classificação

  • Subclínica: não palpável ou visível em repouso ou durante a manobra de Valsalva, mas pode ser demonstrada por testes especiais (estudos Doppler na ultrassonografia).

  • Grau 1: palpável durante a manobra de Valsava.

  • Grau 2: palpável em repouso.

  • Grau 3: visível e palpável em repouso.

Tratamento 

         A varicocelectomia (cirurgia de correção da varicocele) melhora significativamente os parâmetros do sêmen em homens com parâmetros anormais do sêmen. O reparo da varicocele em homens com varicocele subclínica foi considerado ineficaz no aumento das chances de gravidez espontânea. Atualmente, existem evidências crescentes de que o tratamento da varicocele pode melhorar a fragmentação do DNA dos espermarozoides.  

 

    Agende uma consulta e tire suas dúvidas!

 

 

          

coisas-nao-sabe-espermatozoide.jpeg
shutterstock_275504579.jpg